domingo, 30 de agosto de 2009

Transtorno Afetivo Bipolar – II GRUPO GAB


PRÓXIMO ENCONTRO:

DIA 01 DE SETEMBRO DE 2009,

TERÇA-FEIRA,

17:00 HORAS.

PEDIMOS QUE CHEGUEM UM POUCO ANTES PARA PREENCHIMENTO DE FICHA DE COMPARECIMENTO.

TEL 21 2576-5198 OU 21 9989-5798.

O transtorno do humor bipolar – THB – pode ser uma condição potencialmente devastadora na vida de quem o possui e é a sexta causa mais comum de incapacidade entre adultos jovens. Embora seu mecanismo de ação ainda não seja totalmente compreendido, este é um momento de otimismo para o campo do Transtorno do Humor Bipolar e seus familiares. Afinal, a neurociência começa a entender mais sobre as causas genéticas e ambientais. Além disso, inúmeras opções de medicamentos de última geração e com novos mecanismos de ação apontam para tratamentos mais eficazes, mais duradouros e com muito poucos efeitos colaterais, além de serem medicamentos neuroprotetores.
Este também tem sido um momento de evidência no progresso de diversos tratamentos de ordem psicossocial para portadores de Transtorno do Humor Bipolar (PTHB), com eficácia terapêutica significativa e hoje sabidamente parte integrante do tratamento . É claro que o caminho ainda é árduo e longo, com muitos obstáculos a serem ainda transpostos, em particular na redução do tempo entre o início dos sintomas e o início do diagnóstico e tratamento, que em muitos casos pode levar até dez anos. Vale a pena ressaltar que o Brasil já desponta como um dos expoentes em pesquisa nessa área (Fávio Kapczinski e col, 2009). (Adaptado do texto de Michael Berck – President of The International Society for Bipolar Disorders, 2009).
Em função de todas as variáveis descritas acima e pelo entendimento da importância que o Transtorno do Humor Bipolar demanda, pela sua alta complexidade e urgencia de um diagnóstico e tratamentos acurados, a Dra Evelyn Vinocur, especialista em saúde mental da família, neuropsiquiatra e psicoterapeuta – de adultos e crianças – está iniciando mais um projeto em grupo, desta vez, é o PROJETO GAB – grupo de acolhimento e de estudo sobre o Transtorno do Humor Bipolar. O GAB é um grupo gratuito, aberto, que recebe portadores, familiares e profissionais das áreas de saúde mental e de outras áreas, que queiram aprender mais sobre o transtorno bipolar. O GAB recebe também crianças e adolescentes portadores e seus familiares.
O GAB é realizado mensalmente, na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Vila Isabel, sob a coordenação da Dra Evelyn Vinocur. É gratuito, portanto sem fins lucrativos. Aos interessados, pedimos que escrevam para o email:
evelynvin@hotmail.com – para tirar dúvidas e colocar o nome das pessoas que irão ao encontro.
Até lá!
Abraços,
Evelyn Vinocur